quarta-feira, 8 de abril de 2015

Receita - Mingau de aveia com canela



Benefícios da aveia:


      Bastam 3 colheres por dia, ou meia xícara de chá, para controlar o colesterol e manter as taxas de açúcar no sangue sob medida. Ainda fortalece as defesas e afugenta os tumores.
     Ela é o típico ingrediente que está no topo da lista de qualquer repertório dos Nutrólogos, ou dos especialistas em nutrição.
     Foi um dos primeiros alimentos a receber o título de funcional – além de fornecer substâncias essenciais ao organismo, ela é capaz de prevenir certas doenças.
      É versátil para o consumo, uma vez que pode ser misturada às saladas de frutas ou folhas, no preparo de massas para pães e biscoitos, nos mingaus e sucos, e outros.
     Entre os seus nutrientes, um merece destaque singular. Trata-se de uma fibra mais que especial denominada Betaglucana, que depois de fermentar no intestino grosso é responsável pela a criação de moléculas que atuam no combate a microorganismos nocivos e também reduz o colesterol, dentre outros benefícios.
      Um novo estudo da Universidade do estado de Iowa do Estados Unidos, realmente constatou a eficiência dessa fibra no combate aos microorganismos nocivos ao intestino e na redução do colesterol, não só inibindo a produção dessa gordura, como também proporcionando a diminuição da absorção desta pelo organismo, o que lhe rendeu o título de amiga das artérias.
     Há estudos em andamento também sugerindo que o consumo regular do cereal serve para controle da pressão arterial, talvez devido à redução do colesterol.

-Os Benefícios Comprovados:


     Rica em fibras, a aveia é um item obrigatório de quem pretende conservar os níveis de açúcar no sangue sob controle. Isso mesmo, o cereal ajuda a evitar a sobrecarga de glicose e de insulina, o hormônio que leva os compostos açucarados para dentro das células. As fibras permitem que a glicose seja absorvida de maneira lenta e gradual, o que, por sua vez, regulariza a liberação de insulina.

     A fim de melhorar a palatabilidade e tornar-la mais atrativa às crianças, colocamos uma colher de chocolate em pó diet ( sem açúcar) o fato de saberem que contem chocolate deixam as crianças mais a vontade para experimentarem..
     O que não  pode faltar na maioria dos alimentos doces , é aquela pitadinha de canela em pó.






Benefícios da canela em pó:


    A ingestão de 2g de Canela por 12 semanas, reduz de forma significativa, entre os portadores de Diabetes tipo 2 de difícil controle, os níveis da Hemoglobina A1c e da pressão arterial geral."
     A Canela como suplementação, deve ser considerada como um complemento importante para regular os níveis de Glicose no sangue e a pressão arterial, a princípio junto com as medicações convencionais, para tratar do Diabetes Mellitus do tipo 2.”
     Em recentes estudos realizados na Universidade da Corolina do Norte EUA, foi descoberto que existe uma conexão entre o Magnésio na dieta e um baixo risco de desenvolver diabetes tipo 2. O estudo também revela que, com o aumento do Magnésio, os níveis de inflamações tendem a diminuir assim como a resistência à Insulina nos diabéticos.
      Apenas lembrando que, se você está em busca de meios para acrescentar, através da sua dieta, os níveis recomendados de Magnésio ao seu organismo, evite o excesso de grãos integrais e opte por opções mais saudáveis, tais como, abacate, ervilhas, amêndoas e considere o uso de cloreto de Magnésio na forma líquida (20 gramas do pó para cada litro de água).

Outro estudo Recente Constatou o seguinte:
      A Canela pode ajudar de modo significativo os portadores de diabetes tipo 2, a melhorar a capacidade de regular seus níveis de açúcar no sangue. O estudo constatou que a metabolização da glicose aumentou cerca de 20 vezes com o seu uso regular. O estudo foi realizado em animais..
O mesmo estudo, agora com humanos, está previsto para começar em breve.

     Os pesquisadores estão convictos de que o consumo dessa especiaria pode ser uma boa maneira de controlar os níveis de açúcar no sangue, com a vantagem do baixíssimo custo para os portadores da patologia.
     Portanto, de acordo com estudos um mingau de aveia com canela, leite desnatado, presumimos ser ótimo para aquelas crianças com pré diabetes, e por que não dizer , também  as pessoas que já sofrem com esta doença.





Receita - Doce de abóbora




           Benefícios da abóbora:




-Mantém a visão aguçada

Uma xícara de abóbora cozida (em forma de purê) contém mais de 200% da recomendação diária de vitamina A, o que ajuda a visão, principalmente em ambientes escuros, segundo o National Institutes of Health. O alimento também é rico em carotenóides, que são componentes antioxidantes que garantem a cor laranja, incluindo o betacaroteno, que previnem o câncer e o corpo transforma em vitamina A.

-Ajuda na perda de peso

A combinação de alta concentração de fibras e baixas calorias que a abóbora oferece é excelente nas dietas de emagrecimento. Com apenas 49 calorias em uma xícara, o alimento proporciona uma sensação de saciedade por mais tempo devido a sua textura fibrosa, fazendo a perda de peso ser mais eficaz.

-Sementes de abóbora fazem bem ao coração

As sementinhas retiradas da abóbora são ricas em fitoesteróis, que têm eficácia comprovada em diversos estudos como redutores do colesterol ruim (o LDL). Para elas ficarem mais gostosas para o consumo, deixe-as durante alguns minutos no forno para terem mais crocância.


-Reduz o risco de câncer

Devido à substância antioxidante betacaroteno presente no alimento, que atua na prevenção do câncer, de acordo com o National Cancer Institute, o alimento é um importante aliado para a saúde. Segundo as recomendações do Instituto, as fontes naturais do alimento (in natura ou em receitas) são mais eficazes do que o consumo do betacaroteno vendido como suplemento.

-Protege a pele

Os mesmos carotenóides antioxidantes presentes no alimento, que previnem certos tipos de cânceres, também têm o poder de neutralizar os radicais livres e manter as células cancerígenas bem longe da epiderme, combatendo ainda as rugas e deixando a pele mais viçosa.

-Sementes que melhoram o humor

Humor lá em cima! As sementes da abóbora são ricas no aminoácido triptofano, uma substância importante na produção de serotonina, um dos principais responsáveis pelo controle do nosso humor, sono e apetite. Uma porção de sementes torradas de abóbora por dia pode deixar você mais bem-humorada e disposta.

-Ajuda na recuperação pós-treino

Você sabe que a banana é rica em potássio e muito indicada para os atletas consumirem, pois ajuda na recuperação pós-treino? Pois bem, uma xícara de abóbora cozida tem mais potássio do que uma banana. São 564 miligramas nessa quantidade citada, enquanto a outra fruta tem cerca de 422. Essa reposição é importante para equilibrar os eletrólitos pós-treino e manter os músculos funcionando com melhor desempenho.

-Auxilia o sistema imunológico

Ela tem esse efeito devido à vitamina C. Uma xícara de abóbora cozida contém mais do que 11 miligramas de vitamina C, ou seja, 20% das 60 miligramas recomendadas diariamente para uma mulher.




sexta-feira, 3 de abril de 2015

Receitas - Leguminosas 5 tipos




Leguminosas 5 tipos..

Ingredientes:
meia xícara de feijão verde;
meia xícara de feijão branco;
meia xícara de feijão preto;
meia xícara de grão de bico;
meia xícara de soja em grãos.

Modo de fazer:
Junte tudo em uma panela de pressão e cozinhe como um feijão normal..
Observando que os temperos devem ser os naturais como cebola, alho e ervas finas, dispensando todo tipo de tempero industrializado..
Lembrando que o feijão branco deve ser colocado de molho por algumas horas pois ele demora mais tempo que os outros para cozer...


Propriedades dos alimentos:

-Feijão branco:
É um grão rico em proteína e que ajuda a emagrecer, pois contém uma proteína chamada faseolamina, a qual inibe o processo de digestão do carboidrato, ou seja inibe a absorção de açúcares no sangue.

-Grão de bico:
Além de diminuir o colesterol, o grão-de-bico tem um alto teor de fibras que impede os níveis de açúcar no sangue subirem muito rapidamente após uma refeição, fazendo deste legume uma escolha ideal para pessoas com diabetes, resistência à insulina ou com hipoglicemia.

-Feijão preto:
Usado tradicionalmente no preparo da feijoada, o feijão preto é rico em ferro, mineral que ajuda a combater a anemia.

-Feijão verde:
Estes grãos crocantes possuem um baixo teor de calorias e de gorduras, não contêm colesterol, são ricos em fibras e água, além de serem notáveis fontes de vitaminas e minerais, tais como vitamina A, B6, C, K; ácido fólico, cálcio, silício, ferro, manganês, potássio e cobre;

-Soja em grão:
O grão auxilia na redução dos níveis do colesterol ruim, o LDL, e ajuda a elevar os níveis de HDL, o colesterol bom. O alimento também possui isoflavonas, substâncias que ajudam a atenuar os efeitos da menopausa e evitar a perda de massa óssea.
Estes grãos crocantes possuem um baixo teor de calorias e de gorduras, não contêm colesterol, são ricos em fibras e água, além de serem notáveis fontes de vitaminas e minerais, tais como vitamina A, B6, C, K; ácido fólico, cálcio, silício, ferro, manganês, potássio e cobre;


Servidos?...



Alimentos e Saúde

     Vivemos em uma época onde o apelo visual sobre os alimentos está levando a população a cada vez mais se alimentar de maneira errônea e maléfica à saúde.
     Nem sempre o que se vê de bonito e pratos mirabolantes fazem bem á saúde, na dúvida, é preferível ingerir um alimento que não tenha tanto apelo, mas que ganha em nutrientes que nosso organismo precisa.
     Em contra partida, não é difícil fazer pratos saudáveis e que também nos enchem os olhos.
     A alimentação se reflete na saúde, por isso, adotar um estilo de vida saudável, além de prevenir doenças, contribui para se alcançar o equilíbrio de que precisamos para nos sentirmos bem com o corpo e a mente. Esse equilíbrio envolve uma alimentação rica, variada e saborosa e a prática de atividade física regular.
     Uma alimentação sem exageros, livre de conservantes e corantes e pobre em gordura e açúcares facilita o bom funcionamento do metabolismo, evitando o desenvolvimento de doenças crônicas e degenerativas
     Boas escolhas alimentares, ter uma dieta saudável que inclui as calorias que você precisa, mantêm o corpo e a renovação de todos os tecidos em um nível ótimo ... e se nós somarmos a atividade física regular, acompanhada de um profissional especializado ... tudo isto não só nos permite nos prevenir de doenças, mas também podemos alcançar uma melhoria real e efetiva da nossa qualidade de vida.